A leitura e os leitores em Jane Austen
Renata Cristina Colasante
Orientadora: Profa. Dra. Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos
Dissertação apresentada ao Programa
de Pós-Graduação em Estudos
Lingüísticos e Literários em Inglês, do
Departamento de Letras Modernas da
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências
Humanas da Universidade de São Paulo,
para obtenção do título de Mestre em
Letras.
Resumo:
Aclamada pela descrição que faz da sociedade de sua época, pela força de sua
narrativa e pela interação entre as personagens, ganhando a admiração de leitores e críticos
desde a publicação de seu primeiro romance até os dias de hoje, Jane Austen escreveu, além
de alguns trabalhos menores, seis dos mais importantes romances da literatura inglesa.
Apesar da existência de uma vasta literatura sobre a obra da autora, uma questão
passou ao largo da crítica: a presença da leitura em sua ficção. Antes mesmo de ser escritora,
Jane Austen sempre foi uma ávida leitora e faz uso deste conhecimento em todos os
romances, seja por meio de alusões a outras obras de ficção e não-ficção de vários gêneros
distintos através da voz de seus narradores ou personagens, seja pela menção direta a nomes
de romancistas, poetas, dramaturgos e outros escritores. Porém, o que chama atenção em seus
romances não é somente este diálogo que Jane Austen estabelece com seus antecessores ou
contemporâneos. Há algo de grande relevância na caracterização de suas personagens que
merece uma atenção específica: sua atividade como leitores. O objetivo desta dissertação é
verificar que noções de leitura e de leitor são figuradas por Jane Austen em dois de seus
romances mais representativos desse tema: Northanger Abbey e Mansfield Park.
Summary:
Highly acclaimed for the description she makes of her contemporary society, the
power of her narrative and the interaction among her characters, Jane Austen has gathered the
admiration of readers and critics since her novels were first published. During her lifetime,
Jane Austen wrote six of the most successful novels in British Literature as well as some
minor works, often referred to as her Juvenilia.
Although critical studies on her novels abound, one important question has been
neglected: the role of reading in her fiction. Before being a writer, Austen was already an avid
reader and used her knowledge of several fictional and non-fictional works in her stories.
Names of several novelists, playwrights, poets and other kinds of writers, and their respective
works, are frequently cited or quoted by characters or narrators. However, more than
establishing a dialogue with her predecessors or contemporaries, Austen relevantly uses
reading as a form of exposing the nature of her characters. The objective of this dissertation is
to investigate the concepts of readership implied in Jane Austen’s Northanger Abbey and
Mansfield Park.
ÍNDICE |
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INTRODUÇÃO |
01 |
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1. Catherine Morland e a ilusão em torno do romance |
22 |
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2. Fanny Price: um modelo de leitora |
67 |
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3. Conclusão |
112 |
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4. Referências Bibliográficas |
119 |
a. Da autora |
119 |
b. Sobre a autora |
119 |
c. Sobre Romance, Leitura e História da Leitura |
121 |
d) Outras referências |
124 |
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