Teses


A leitura e os leitores em Jane Austen
Renata Cristina Colasante

Orientadora: Profa. Dra. Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês, do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, para obtenção do título de Mestre em Letras.

Resumo:

Aclamada pela descrição que faz da sociedade de sua época, pela força de sua narrativa e pela interação entre as personagens, ganhando a admiração de leitores e críticos desde a publicação de seu primeiro romance até os dias de hoje, Jane Austen escreveu, além de alguns trabalhos menores, seis dos mais importantes romances da literatura inglesa.

Apesar da existência de uma vasta literatura sobre a obra da autora, uma questão passou ao largo da crítica: a presença da leitura em sua ficção. Antes mesmo de ser escritora, Jane Austen sempre foi uma ávida leitora e faz uso deste conhecimento em todos os romances, seja por meio de alusões a outras obras de ficção e não-ficção de vários gêneros distintos através da voz de seus narradores ou personagens, seja pela menção direta a nomes de romancistas, poetas, dramaturgos e outros escritores. Porém, o que chama atenção em seus romances não é somente este diálogo que Jane Austen estabelece com seus antecessores ou contemporâneos. Há algo de grande relevância na caracterização de suas personagens que merece uma atenção específica: sua atividade como leitores. O objetivo desta dissertação é verificar que noções de leitura e de leitor são figuradas por Jane Austen em dois de seus romances mais representativos desse tema: Northanger Abbey e Mansfield Park.

Summary:

Highly acclaimed for the description she makes of her contemporary society, the power of her narrative and the interaction among her characters, Jane Austen has gathered the admiration of readers and critics since her novels were first published. During her lifetime, Jane Austen wrote six of the most successful novels in British Literature as well as some minor works, often referred to as her Juvenilia.

Although critical studies on her novels abound, one important question has been neglected: the role of reading in her fiction. Before being a writer, Austen was already an avid reader and used her knowledge of several fictional and non-fictional works in her stories. Names of several novelists, playwrights, poets and other kinds of writers, and their respective works, are frequently cited or quoted by characters or narrators. However, more than establishing a dialogue with her predecessors or contemporaries, Austen relevantly uses reading as a form of exposing the nature of her characters. The objective of this dissertation is to investigate the concepts of readership implied in Jane Austen’s Northanger Abbey and Mansfield Park.

 

ÍNDICE

Leia a dissertação completa na Biblioteca Digital da UNICAMP.
INTRODUÇÃO
01
   
1. Catherine Morland e a ilusão em torno do romance
22
 
2. Fanny Price: um modelo de leitora
67
 
3. Conclusão
112
 
4. Referências Bibliográficas
119
a. Da autora
119
b. Sobre a autora
119
c. Sobre Romance, Leitura e História da Leitura
121
d) Outras referências
124