Teses


Um Enjeitado e um Sargento de Milícias: Formação do Indivíduo e do Romance
Gabriela Hatsue Yuasa Azeka

Orientadora: Prof. Dra. Sandra G. T. Vasconcelos
Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês, do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, para a obtenção do título de Doutor em Letras.

Resumo:

Este trabalho busca investigar o processo de formação do romance enquanto gênero literário na Inglaterra do século XVIII, a partir do paradigma estabelecido por Henry Fielding (1707-1754) em Tom Jones (1749), bem como suas reverberações no processo de formação do romance brasileiro em meados do século XIX, através do exame de Memórias de um sargento de milícias (1854), de Manuel Antônio de Almeida (1831-1861).

Propomos que Tom Jones incorpora em sua composição uma tensão entre as chamadas esferas da essência e da aparência, ou entre o âmbito interior, privado e individual frente àquele do exterior, público e inerente ao mundo das convenções sociais, o que remete não apenas ao momento de formação do gênero em questão, mas também às condições históricas do meio onde o romance é produzido a partir da configuração da noção de indivíduo burguês. Tal embate não se articula nas Memórias com a mesma complexidade e desenvoltura: novamente isso traz à discussão não somente o momento de formação do romance em solo nacional, mas também a peculiaridade das condições históricas brasileiras, pouco propícias à configuração da noção de indivíduo à época da publicação do livro.


Summary:

This thesis aims at investigating the formation of the novel as a literary genre in eighteenth-century England, from the perspective of the paradigm established by Henry Fielding (1707-1754) in Tom Jones (1749), as well as its reverberations in the formation of the Brazilian novel in mid-nineteenth century, through the examination of Memórias de um sargento de milícias (1854), by Manuel Antônio de Almeida (1831-1861).

We argue that Tom Jones incorporates in its composition the tension between the so-called spheres of the essence and the appearance, or between the scope of the internal, private and individual as opposed to what is external, public and inherent in the world of social conventions. Such a struggle leads us not only to the moment of genre formation, but also to the historical conditions in which the novel is produced, from the perspective of the rise of the bourgeois individual. Such a tension is not articulated in the Memorias with the same level of complexity and effectiveness: once more, that brings us not only to the moment of genre formation on Brazilian soil, but also to the peculiarity of the Brazilian historical conditions, not much favourable to the configuration of the notion of the individual at the time the book was published.

 

Sumário

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Resumo
iii
   
Abstract
iv
   
Introdução
1
   
Capítulo I - A Tradição do Gênero
14
Tom Jones e a Picaresca
14
Tom Jones e o Romanesco
26
Tom Jones e a Tradição Neoclássica
39
Memórias de Um Sargento de Milícias: o Romance Brasileiro em Formação
61
   
Capítulo II - A Noção de "Nobreza Aristocrática"
73
A Degradação da Honra em Tom Jones
73
A Ausência de Honra nas Memórias
92
 
Capítulo III - As Classes Inferiores e a Pretensão à Fidalgia
115
Dissimulação, Orgulho e Eloqüência Verbal
115
Intenção versus Condição
137
A Diferença Entre os Dois Mundos
147
 
Capítulo IV - A Questão do Casamento: Amor versus Conveniência
154
A 'Ética do Melhoramento' Inglesa
154
E Viveram Felizes... Para Sempre?
179
 
Capítulo V - Essência e Aparência da Ironia
200
A Traição da Ironia
200
Intenção Burlesca, Moralismo e Norma
224
 
Conclusão
240
   
Bibliografia
267